12/08/2015 14h50 - Atualizado em 12/08/2015 14h50
Campanha de vacinação contra pólio começa neste sábado, 15

Vacina oral contra paralisia infantil vai estar disponível até o dia 31.
Podem receber vacina crianças entre entre 6 meses e 5 anos incompletos.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa neste sábado (15) e vai até 31 de agosto em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 100 mil postos de vacinação estão em funcionamento neste sábado, "Dia D" da campanha. A meta é imunizar 12 milhões de crianças.

Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. O último caso no país foi registrado há 26 anos.

Entre 2013 e 2014, nove países registraram casos da doença: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.

Esquema da vacinação de pólio

A vacinação contra poliomielite funciona da seguinte forma: aos 2 e aos 4 meses de idade, os bebês devem tomar a vacina inativada de poliomielite (VIP), que é injetável. E aos 6 meses, 15 meses e 4 anos, devem tomar a vacina oral de poliomielite (VOP), que é a gotinha distribuída durante a campanha.

Crianças que não receberam as duas primeiras doses injetáveis da vacina contra pólio não poderão receber a gotinha. "Quando a gente recebe uma criança com calendário não iniciado, a gente inicia com o cronograma adotado normalmente. Ou seja, ela vai receber a primeira vacina injetável naquele dia, a segunda dali a dois meses, e aí vai cumprindo calendário", disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante o lançamento da campanha nesta semana.

A Prefeitura de Porto de Moz, através da secretaria de saúde, está fortemente inserida nessa campanha para melhorar a qualidade de vida de nossas crianças.

Do dia 15 à 31 de Agosto, não esqueça, procure um posto mais próximo de sua casa e leve suas crianças para serem vacinadas.